Conforme estamos experienciando nesse ambiente virtual e agora estudando, o blog caracteriza-se por ser um novo meio de obter diversas informações e consequentemente uma nova forma de comunicação humana. Conforme Barros [20--?, p. 2], define: “Blog, contrátil de weblog, é um web site que contêm breves entradas, chamadas posts, arranjadas em forma cronológica inversa.” Os posts são os comentários gerados e disponibilizados no ambiente por pessoas, conforme os assuntos de seus interesses, podendo promover uma verdadeira interação informacional, pois permite que seus usuários expressem suas idéias e opiniões livremente. A possibilidade de o autor do blog apresentar informações em diferentes formas, de um só tópico por exemplo, através da descrição textual, imagens, vídeos, links para outros blogs e sites, pode tornar essas informações provavelmente além de completas, mais atrativas aos usuários.
Um blog pode ser elaborado por qualquer pessoa e as ferramentas são de fácil utilização. Segundo Barros [20--?, p. 3]: “Geralmente, blogs são de caráter pessoal ou informacional.” Os blogs pessoais tratam basicamente da vida do autor e os informacionais podem tratar de diversos assuntos desse caráter. Blogs são utilizados por diversas pessoas, de diferentes ramos, tais como artistas, políticos, estudantes, professores, bibliotecários, entre outros e atualmente há a tendência e utilização de blogs por organizações
Referente às Bibliotecas, como diz Barros [20--?, p. 11], “[ . . . ] o grande potencial dos blogs, é que eles podem ser utilizados pelas bibliotecas de maneira mais interativa." Ou seja, o blog pode e deve ser utilizado pelas bibliotecas como um meio de promover o interesse dos leitores, informando sobre novas aquisições, promovendo um estudo de usuários através de espaços para sugestões tanto de leituras quanto de eventos, disponibilizando vídeos referentes à instituição e acervo, elaborando fóruns de discussões, indicando links de artigos, sites interessantes e pertinentes a livros e à Biblioteca, etc. Para os Bibliotecários, o blog pode representar um meio de comunicação e atualização constantes.
BARROS, Moreno Albuquerque. Blogs e Bibliotecários. [Rio de Janeiro]: UFF, [20--?].
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir