Dando seguimento ao tema da semana passada e visto o já exposto aspecto representativo da imagem, aqui é explorado o seu armazenamento através de Banco de Imagens, utilizado por várias empresas e outros com o interesse de divulgar imagens com ou sem algum custo, a fim de suprir as mais diversas necessidades de quem as procura.
Para figurar a importância da imagem e do Banco de Imagens, esse como um sistema de armazenamento, organização e recuperação da mesma, Castaño (2001, p. 4, tradução minha) diz que: “A imagem como tal, independente de seu formato e suporte, havia sido sempre um objeto de transação, mas com a eclosão dos meios de comunicação em massas alcançou uma magnitude e conotações culturais desconhecidas até então.” A imagem com suas mensagens, impressões, impactos e significados que são diferentes para cada pessoa, através da comunicação em massa, é cada vez mais utilizada para expressar algo e pode ser relacionada com diversos temas. O Banco de Imagens constitui um meio muito significativo para as pessoas terem acesso às imagens e também para obtê-las.
São várias as facilidades da utilização do Banco de Imagens, para as mais diversas utilidades, entre blogs, trabalhos, pinturas, entre outros, e nada melhor do que mostrar alguns belos exemplos de imagens dos bancos, gratuitos é claro:
Ilustração: Little Boy in a Pumpkin Patc
Fonte: Stockvault.net
Ilustração: Sea Turtle
Fonte: everystockphoto.com
Referências
CASTAÑO, Jesús E. Munõz. Bancos de imágenes: evaluación y análisis de los mecanismos de recuperación de imágenes. El profesional de la información, [Espanha], v. 10, n. 3, p. 4-18, marzo 2001.
LITTLE Boy in a Pumpkin Patch. 2009. 1 fotografia, color. Disponível em: <http://www.stockvault.net/photo/111194/little-boy-in-a-pumpkin-patch>. Acesso em: 27 set. 2010.
TDENHAM. Sea Turtle. 1 fotografia, color. Disponível em: <http://everystockphoto.com/photo.php?imageId=251940>. Acesso em: 27 set. 2010.