domingo, 28 de novembro de 2010

As redes e comunidades virtuais e o profissional da informação

           Dentre os variados serviços da web 2.0 atualmente utilizados, entre web como plataforma, inteligência coletiva, entre outros, surgiram as redes e comunidades virtuais, utilizadas por pessoas no mundo inteiro.
Fala-se tanto em redes sociais, mas primeiramente é necessário alguma definição, sendo então “[ . . . ] uma rede social é uma página da internet onde as pessoas se encontram, criam a sua rede de amigos, se reúnem em grupos ao redor de interesses comuns, como a música, o trabalho, o cuidado com o meio ambiente ou simplesmente para conhecer gente nova [ . . . ]” (VIPZEBRAZILVIX, informação verbal). Sobre a utilização dessas redes, em âmbito global, temos 1 bilhão de pessoas nas redes sociais e 55% dessas tem mais de 35 anos de idade. (FANTÁSTICO, informação verbal). Essa “reunião” de pessoas na web cria uma nova modalidade de acesso e trocas de informações, pois as redes são utilizadas pelos mais variados motivos, da comunicação à interesses profissionais.
Outro fenômento da web 2.0 , as comunidades virtuais são cada vez mais utilizadas por pessoas de todas as idades e profissões. Entendemos como comunidade:

[ . . . ] um tecido de de relações sociais, que pode estar fundamentada em uma território (uma cidade), em interesses comuns (associações, clubes), ou em características comuns dos sujeitos (colégios de advogados), mas a comunidade que nos interessa sobre tudo que supõe uma defiinição da interação humana como constitutiva da realidade social, redimensionando o sujeito como pessoa socializada em um grupo concreto, com suas representações sociais e valores culturais. (ARCE; PÉREZ, 2001, p. 216, tradução nossa).

            As comunidades virtuais seguem a mesma tendência das redes socias, existem e são mantidas conforme interesses em comuns, seja pela comunicação, pelo trabalho, por conhecer pessoas novas, por temas interessantes a serem discutidos, para atingir determinados fins, entre outros.                 
             Essa nova modalidade de acesso às informações digitais reflete mudança de comportamento na sociedade e o profissional da informação, responsável por tratar, organizar e disseminar informações de todos os tipos, tem o dever de estar inteirado desses novos meios e formas, tem o dever de tratar as informações em meio digial para suprir as necessidades informacionais dos usuários, de indicar os caminhos corretos para o ususário encontrar o que necessita, seja em redes sociais como em comunidades. Sem contar que existem comunidades específicas de assuntos biblioteconômicos, onde assuntos pertinentes à essa classe profissional são discutidos, de forma rápida, atual, eficiente e o bibliotecário precisa se fazer presente e partícipe!


Referências
ARCE, Vanessa Sánches; PÉREZ, Tomás Saorín.  Las comunidades virtuales y los portales como escenarios de gestión documental y difusión de información.  Anales de Documentación, Múrcia, n. 4, p. 215-227, 2001. Disponível em:


FANTÁSTICO. Redes Sociais na internet. [São Paulo]: [s.n.], 2009. 1 video (5:21 min.). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-CnYL5Jml6Q>. Acesso em: 28 nov. 2010.


VIPZEBRAZILVIX.  O que são as redes sociais. [S.l. s.n.], [20--]. 1 video (2:55 min.). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=pEZClyqnNEM&feature=related>. Acesso em: 28 nov. 2010.

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