Visitando e analisando o jornal eletrônico Zero Hora, com o fim de estudar, quais tipos de informações, serviços e interações que o jornal oferece a seus leitores, não escondo o sentimento de surpresa. São agradáveis as facilidades proporcionadas pelo jornal eletrônico a seus usuários, facilidades essas do usuário obter a informação de determinada notícia, na mesma ter acesso direto a outras notícias por hiperlinks e ainda fazer uso de outros recursos complementares, se for o caso.
Para exemplificar o exposto acima, tomei por base uma notícia publicada no dia 16 de novembro de 2010, intitulada: Cinco municípios gaúchos decretam situação de emergência. A notícia trata de cinco municípios gaúchos que decretaram situação de emergência à Coordenadoria Estadual de Defesa civil, devido aos graves estragos causados pelo temporal na tarde de segunda-feira dia 15 de novembro. Informa também que outros municípios manifestaram situação de alerta, notificação preliminar de desastre, o número de mortos no estado e as medidas provisórias que estão sendo efetuadas com relação aos desabrigados. São disponibilizadas fotos dos estragos, na própria matéria e nas outras hiperlinkadas e também estão listadas numa coluna, as notícias relacionadas ao desastre. Interessante e voltado para uma visão geral, é o mapa relacionado à matéria, no final da página: Chuva de granizo atinge municípios no RS. dos a interação do usuário pode ser maior ainda.
Relacionando os serviços e interações para os usuários, no decorrer da matéria, quando as cidades afetadas são citadas, o nome da cidade está em hiperlink, onde ao clicar, abre a notícia relacionada da tragédia àquela cidade. Portanto, a matéria apresenta-se em hipertexto, promovendo uma maior interação e acesso a mais informações para os usuários, que tem a possibilidade de visualizarem, através de uma só página, outras matérias relacionadas.
ILUSTRAÇÃO: Chuva de granizo atinge municípios do RS. FONTE; Zero Hora |
Com essa fonte de informação, variadas para uma mesma notícia, por exemplo, o bibliotecário de referência tem uma responsabilidade ainda maior. Deve primeiramente ser conhecedor das tecnologias utilizadas, dominar a prática do acesso às informações das variadas formas possíveis e quando necessário indicar para o usuário ou a pessoa necessitada de determinada informação, a utilização dos jornais eletrônicos, tanto no balcão de empréstimo da biblioteca, como por atendimento por email, chat, telefone, biblioteca virtual e outras formas.
Referências
ZEROHORA.COM. Cinco municípios gaúchos decretam situação de emergência. Zero Hora, Porto Alegre, 16 nov. 2010. Plantão, Clima. Disponível em: <http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3110823.xml>. Acesso em; 16 nov. 2010.
ZERO HORA. Chuva de granizo atinge municípios do RS. Porto Alegre, 2010. 1 mapa, color.
Nenhum comentário:
Postar um comentário