domingo, 14 de novembro de 2010

Clarín na vida de um bibliotecário

           Com a facilidade do acesso às informações disseminadas pela web e pela bem vinda idéia da publicização de jornais impressos em meio eletrônico, pessoas no mundo todo tem a possibilidade de obter quaisquer informações em quaisquer lugares num momento imediato. O profissional da informação – bibliotecário – tem com isso uma grande responsabilidade, já que é responsável por organizar, classificar e disponibilizar todas as informações existentes.
Relacionando as funções e necessidades dos bibliotecários com jornal argentino Clarín - atualmente o jornal de maior tiragem na Argentina, site de notícias mais visitado do país e o segundo da América Latina (ROZADOS, [2010?]) - pode-se pensar em dois vieses: o bibliotecário pode utilizar as informações do jornal eletrônico para suprir suas próprias necessidades informacionais, auxiliando nas suas atividades diárias ou e, em sequência, pode utilzá-lo para suprir as necessidades informacionais dos usuários da biblioteca em que trabalha.   

ILUSTRAÇÃO: Mortos no Haití
FONTE: Clarín.com

Tomando como exemplo uma reportagem publicada no Clarín.com no dia 14 de novembro de 2010, intitulada: O número de mortos e enfermos por cólera sobe no Haiti, pode-se considerar um conteúdo válido para o bibliotecário, que deve ser conhecedor dos assuntos pertinentes à biblioteca ou organização que atua, para posteriormente ou quando necessário, indicar essa matéria ao usuário da instituição, seja ele interessado ou estudante nas áreas das ciências sociais, da saúde, política, economia, geografia, entre outros, pois como diz Jorge Radesca, de Pourt-au-Prince, (apud Clarín.com, tradução nossa): “Os haitianos podem ser ‘vítimas da epidemia, como resultado do terremoto, a falta de cobertura e acesso aos serviços de saúde e as precárias condições de vida e não têm acesso à água potável, saneamento inadequado e excreções de gestão, entre outros assuntos de exclusão social-estrutural.’” Com isso, vê-se a interdisciplinaridade da matéria em questão e os vários públicos que abrange.
ILUSTRAÇÃO: Biblioteca Digital Argentina
FONTE: Clarín.com

Outro aspecto muito interessantte do jornal Clarín.com se refere a um link direto, no final da página do jornal eletrônico, que direciona à página Projeto Biblioteca Digital Argentina, onde podem ser consultadas e recuperadas obras on-line através de entradas pelas próprias obras, pelos autores, novelas, contos, poesias, teatro, ensaios, gauchescas, literatura bibliográfica, crônicas e miscelânea. Também consta um glossário, guia de sítios interessentes de biblitoecas e outros e um espaço para contato.
Com o exposto, temos a idéia que as informações estão disponíveis de maneira muito fácil e rápida pra quem puder e tiver a possibilidade de acesso on-line e cabe aos profissionais bibliotecários,  professores, estudanttes e interessados, fazer bom uso das ferramentas e das informações adquiridas.

Referências

EL BALANCE de muertos y enfermos de cólera de dispara en Haití. Clarín.com, Argentina, 14 nov. 2010. Clarín.com Mundo. Disponível em: < http://www.clarin.com/mundo/balance-muertos-enfermos-dispara-Haiti_0_371962876.html>. Avesso em: 14 nov. 2010.


FUNDACIÓN NOBLE. Proyecto Biblioteca Digital Argentina. Disponível em: < http://www.biblioteca.clarin.com/pbda/guiadesitios.htm>. Acesso em: 14 nov. 2010.


ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Tema 7: jornais internacionais online. [2010?]. 20 slides.
 

Um comentário:

  1. Ahh, que legal Paula, obrigada!
    Seu blog também está muito interessante! ;)

    ResponderExcluir